Apartamentos antigos têm seu charme. O pé-direito é mais alto, as janelas são maiores, as portas e molduras são mais bonitas… Mas e os acabamentos? Será que dá para se mudar para um apê assim sem trocar os revestimentos, ou pelo menos restaurá-los? Um dos maiores dramas de quem compra um imóvel com algumas décadas de vida é o piso – ainda mais se ele for de tacos. Nós adoramos esse visual meio retrô que eles dão à decoração, mas com o passar do tempo as peças acabam se soltando ou perdem aquele aspecto bonito da madeira.
E aí, como resolver o problema? Uma das opções é fazer a raspagem do piso (que funciona da mesma maneira que os assoalhos convencionais), mas nós temos outra sugestão, um tanto polêmica, porém que pode ficar linda: pintar os tacos! É uma missão arriscada, mas se o serviço for benfeito, o resultado compensa.
Segue as 6 principais perguntas e respostas sobre pintura em taco:
1- Que tinta deve ser usada para este tipo de trabalho?
O ideal é usar tinta epóxi.
Os tacos podem ser ebanizados com uma mistura de resina à base de água e corante preto à base de água.
2 – Em quais situações é recomendado pintar o piso?
Acho que é quando se quer mudar a cara do ambiente mantendo o revestimento original, sem fazer muita obra. A cor preta destaca o layout dos móveis e é masculina. Além disso, a ebanização pode ser feita em qualquer piso de madeira.
3 – No caso de assoalhos mais antigos, é necessário restaurar antes de fazer a pintura? Como proceder nessas situações?
Sempre é necessário passar uma lixa, ao menos fina, para remover a sujeira existente em cera e aderir melhor a pintura. O ideal é lixar, fazer o acabamento com resina para preencher buraquinhos e depois pintar. Assim não se corre o risco de a madeira manchar a tinta — no caso das cores mais claras. Além do que, se a pessoa quiser voltar para a madeira, é só lixar novamente.
4 – Aplicar tinta nos tacos prejudica, de alguma forma, a durabilidade do piso?
Pelo contrário, a tinta vai proteger a madeira. Mas tacos têm um número limitado de vezes que podem ser lixados.
5 – Qual a mão de obra recomendada? Empresa de restauro ou pintor comum?
Existem empresas de assoalho especializadas em acabamento. Sempre recomendo a Aplicadora MASTER.
Nos tacos ebanizados, a mão de obra especializada é um profissional aplicador de resina em piso.
6 – Como é feita a limpeza e manutenção?
Com pano umedecido.