Blog - Últimas notícias

Iluminando com a Luz Natural

#Lustreco

Uma casa banhada pela luz do sol é muito agradável, tanto no verão como no inverno, nas devidas proporções é claro. Mas todo mundo sabe que o sol, em doses moderadas, faz bem à saúde.

Além de trazer muitas vantagens para o nosso bem estar, ter uma boa iluminação natural garante a economia de energia e ainda segue princípios sustentáveis.

post-luz-externa

Existem muitos recursos arquitetônicos para trazer a luz para dentro da sua casa. Com certeza o mais comum deles é o uso do vidro, em diversas formas e modelos.

Um dos principais recursos é a chamada “pele de vidro”. Esse elemento nada mais é do que uma grande parede de vidro, normalmente utilizada em prédios comerciais. Nessa parede de vidro, podem haver janelas, que já ajudam na ventilação do ambiente também.

post-luz-externa_2

Nas casas modernas, essa opção envidraçada pode realçar um elemento – como a escada ou uma sala de pé direito duplo. Porém, o uso de tanto vidro tem vantagens e desvantagens. No inverno é ótimo para a entrada do sol para aquecer o ambiente, mas no verão o resultado pode ser uma estufa desconfortável. Por isso, você deve ficar atento com a direção em que essa parede está voltada.

O mais usual, quando se usa muito vidro para iluminar uma casa ou prédio, é trabalhar com brises para controlar a incidência da luz, trazendo para o interior somente a claridade e não os raios solares diretamente.

Uma dica é usar vidros temperados ou laminados, que filtram os raios do sol e conferem maior resistência. Existem modelos que ainda filtram o calor e ajudam a evitar danos causados aos móveis e estofados. Hoje em dia é comum utilizar vidros coloridos nas residências, e uma cor que traz um bom refinamento para sua casa é o verde.

post-luz-externa_3

Lembre-se que mesmo os vidros espelhados, que ajudam a dar mais proteção visual para os ambientes, evitando que pessoas de fora enxerguem algo de dentro, à noite, eles ficam transparentes por causa da iluminação artificial. Então, não se esqueça de usar cortinas ou persianas, garantindo a privacidade.

Fonte: blog.giacomelli.com.br

Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos

Receba em primeira mão