Uma casa banhada pela luz do sol é muito agradável, tanto no verão como no inverno, nas devidas proporções é claro. Mas todo mundo sabe que o sol, em doses moderadas, faz bem à saúde.
Além de trazer muitas vantagens para o nosso bem estar, ter uma boa iluminação natural garante a economia de energia e ainda segue princípios sustentáveis.
Existem muitos recursos arquitetônicos para trazer a luz para dentro da sua casa. Com certeza o mais comum deles é o uso do vidro, em diversas formas e modelos.
Um dos principais recursos é a chamada “pele de vidro”. Esse elemento nada mais é do que uma grande parede de vidro, normalmente utilizada em prédios comerciais. Nessa parede de vidro, podem haver janelas, que já ajudam na ventilação do ambiente também.
Nas casas modernas, essa opção envidraçada pode realçar um elemento – como a escada ou uma sala de pé direito duplo. Porém, o uso de tanto vidro tem vantagens e desvantagens. No inverno é ótimo para a entrada do sol para aquecer o ambiente, mas no verão o resultado pode ser uma estufa desconfortável. Por isso, você deve ficar atento com a direção em que essa parede está voltada.
O mais usual, quando se usa muito vidro para iluminar uma casa ou prédio, é trabalhar com brises para controlar a incidência da luz, trazendo para o interior somente a claridade e não os raios solares diretamente.
Uma dica é usar vidros temperados ou laminados, que filtram os raios do sol e conferem maior resistência. Existem modelos que ainda filtram o calor e ajudam a evitar danos causados aos móveis e estofados. Hoje em dia é comum utilizar vidros coloridos nas residências, e uma cor que traz um bom refinamento para sua casa é o verde.
Lembre-se que mesmo os vidros espelhados, que ajudam a dar mais proteção visual para os ambientes, evitando que pessoas de fora enxerguem algo de dentro, à noite, eles ficam transparentes por causa da iluminação artificial. Então, não se esqueça de usar cortinas ou persianas, garantindo a privacidade.
Fonte: blog.giacomelli.com.br
O conceito de pedras semipreciosas surgiu no começo do século XX, mas atualmente está em desuso pelos grandes joalheiros do mundo. Todas as pedras preciosas devem ser classificadas como “gemas”, sendo que algumas possuem maior raridade e valor de mercado do que outras.
Popularmente, ainda são consideradas pedras semipreciosas alguns minerais cristalinos não tão valiosos e de menor dureza, como por exemplo, o quartzo hialino (cristal de rocha), ametista, topázio defumado, quartzo rosa, calcedônia, crisopraso (variedade da ágata), cornalina, ágata, ônix, jaspe e heliotrópio.
O Brasil não têm uma lei de especifique o que são pedras preciosas, ao contrário da França, que possui uma lei definindo que toda a pedra com um grau de dureza maior que o do vidro, apresentando um aspecto agradável, pode ser considerada uma pedra preciosa.
Abajur Drusa de Ametista
A Ametista é uma pedra de Quartzo de cor violeta encontrada no Brasil, Canadá, Sri Lanka e partes do leste da África, poucos cristais oferecem tantos benefícios potenciais à mente quanto as Ametistas. Elas acalmam o sistema nervoso e ajudam na transmissão dos sinais neurais.
De cor violeta, a pedra ametista simboliza a mudança de um estado de consciência normal, desperto, para um estado meditativo. Afasta a mente de padrões egocêntricos de pensamento, por isso é usada para aliviar tensões mentais. É considerada a pedra da sabedoria equilibrada e humilde. Ela nos ensina humildade, pois nos mostra a infinitude do que nos cerca e nos permite enxergar o quanto nossas preocupações cotidianas são pequenas.
Abajur Trio de Ágatas (peça disponível na loja)
As Ágatas fazem parte da família das calcedônias e, enquanto tais são compostas de microscópicos cristais de quartzo, dispostos em faixas coloridas. Seu aspecto é ceroso e macio.
Ocorre em diferentes partes do mundo e são conhecidas de acordo com a sua aparência ou lugar de origem.
Pedra de Ágata (peça disponível)
São encontradas como nódulos em rochas efusivas antigas, pobres em ácido cilício e secundariamente, em argilas e cascalhos. Formam-se da cristalização da sílica nas paredes posteriores de cavidades obstruídas das rochas. Devido a diferente coloração, filiosidade e porosidade formam-se diversas camadas de cor sobrepostas.
Quase sempre são translúcidos e, ocasionalmente, são transparentes.
As Ágatas são pedras ligadas à terra que ajudam na obtenção de equilíbrio físico e mental. Atuam no sentido do despertar da consciência e levam-nos a uma maior aceitação de nós mesmos pela criação e autoconfiança. Também ajudam o sistema digestivo.
As lâmpadas LED estão cada vez mais presentes nos diversos projetos inovadores hoje em dia. Existe uma tendência de troca das lâmpadas fluorescente e incandescente pela LED, pois é a melhor opção de iluminação pra quem quer máxima qualidade de economia. As vantagens são:
Já deu pra perceber que as lâmpadas de LED só têm vantagens, a única desvantagem comparada com as lâmpadas normais, se é que podemos chamar assim, é o preço que varia entre 15 a 50 reais. Mas que comparadas ao tempo de utilização e a economia de energia que ela proporciona, é um ótimo custo beneficio.
Além disso, o efeito na decoração é incrível. Já se encontram também no mercado diversos tipos de lâmpadas LED, inclusive de modelos coloridos e luminárias que utilizam lâmpadas LED que possuem um controle de ajuste a intensidade da luz, trazendo ao ambiente o clima que for desejado.
Sempre que pensamos em LED logo remetemos às lâmpadas frias ou azuis, mas o que estamos falando aqui é da tecnologia LED. As lâmpadas LED suprem as mesmas necessidades antes supridas com as incandescentes, porém com muito mais qualidade e um consumo muito menor de energia.